Aguarde, carregando...

Sobre o bbo

BBO - Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial

Certificação de Excelência Clínica

O que é o BBO?

O Board avalia os conhecimentos em competência clínica dos especialistas. No Brasil a Ortodontia foi a primeira especialidade da área da saúde a implementar esse processo permanente de avaliação e certificação profissional.

Quais os Objetivos do BBO?

Estimular a auto-avaliação profissional e oferecer uma certificação de excelência, por meio de exames específicos, a especialistas que demonstrem qualidade em seus trabalhos clínicos
"Em busca da excelência com ética e respeito"

Certificação

O Ortodontista certificado pelo Board é reconhecido pela classe Odontológica e pela Comunidade em geral como profissional especial, que se apresentou perante uma comissão examinadora, demonstrando sua capacidade e qualificação na arte e ciência da Ortodontia.

Por que se Certificar?

Credenciais de Excelência

A certificação pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial significa qualificação e treinamento adequado na busca de um tratamento bem sucedido. Esta credencial atesta o esmero e a competência do profissional no diagnóstico, planejamento e execução do tratamento das alterações dentofaciais.

O que é um ortodontista diplomado pelo board?

O ortodontista é um cirurgião-dentista que completou um curso de pós-graduação em Ortodontia reconhecido pelo Conselho Federal de Odontologia. Sendo ortodontista, o profissional está apto a submeter-se ao processo de diplomação pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial (BBO). O envolvimento nesse processo, por ser voluntário, demonstra o interesse do mesmo no aprimoramento da excelência de seu trabalho clínico.

O lema do Board Brasileiro de Ortodontia "Em Busca da Excelência com Ética e Respeito", deve nortear a trajetória dos diplomados no exercício da Ortodontia. A certificação do BBO mostra a preocupação do profissional com seus pacientes e colegas de profissão, ou seja, trata-se de uma prestação de contas voluntária. Aqueles que se dispõem a se submeter aos exames do BBO, demonstram comprometimento profissional e idoneidade. Profissionais com comprometimento não medem esforços para utilizarem a melhor evidência científica e alcançarem a excelência no seu trabalho, além de serem atualizados e obstinados pela qualidade. Pessoas idôneas são aquelas que agem com correção, sem que precisem ser fiscalizados ou cobrados por isto, são reconhecidos pelos princípios morais e atitudes voluntárias.

O processo de diplomação envolve prova escrita e avaliação de casos tratados pelo ortodontista. A prova escrita contempla os aspectos mais importantes do tratamento ortodôntico, como diagnóstico, planejamento e técnicas ortodônticas. Sendo bem sucedido nessa prova, o profissional está habilitado a apresentar casos clínicos, de diferentes maloclusões, tratados por ele, os quais serão avaliados por uma comissão examinadora do BBO. Sendo aprovado, recebe o título de "Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial".

Esse diploma é válido por seis anos. Após esse período, o ortodontista deverá submeter-se a novo exame, para atestar a eficiência de seu trabalho e manter o status de diplomado. Encontre um diplomado.

Saiba mais em www.bbo.org.br